×
HOME BELEZA BUSINESS E NEGÓCIOS CULTURA DESTINOS EVENTOS GASTRONOMIA HOTELARIA MODA PETS SOCIAL TURISMO ZILDA BRANDÃO DICAS DE VIAGEM QUEM SOMOS TV ZILDA BRANDÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS FALE CONOSCO
     

Whats Instagram Instagram Facebook
×
ENCONTRE SUA NOTÍCIA

CULTURA

Artista paranaense exibe obras em técnica mista de desenho e pintura, com curadoria de Fernando Cocchiarale

Ellen Saraiva
04/05/2018 às 11:14hs


Transiente - exposição - Angela Lima - SOMA Galeria
Transiente - exposição - Angela Lima - SOMA Galeria

SOMA Galeria abre a exposição Transiente, de Angela Lima

Artista paranaense exibe obras em técnica mista de desenho e pintura, com curadoria de Fernando Cocchiarale

Em 05 de maio (sábado), será aberta na SOMA Galeria a nova exposição de Angela Lima, artista paranaense que foi destaque na última edição da Bienal Internacional de Curitiba. A exposição recebe o nome Transiente, e apresentará obras em técnica mista de desenho e pintura, com curadoria de Fernando Cocchiarale, curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM-RJ. A abertura tem início às 10h, com entrada gratuita.

Transiente - exposição - Angela Lima - SOMA Galeria

Nascida na Lapa (PR), Angela Lima vive e trabalha em Curitiba, onde iniciou carreira artística como designer de produtos. Sua obra reflete sobre os processos de construção da subjetividade. Com influência da fotografia e do cinema, a artista captura os instantes e os sedimentos da memória por meio dos quais o sujeito se (des)constitui. Usa elementos de sua história, como tecido e costura.

Transiente - exposição - Angela Lima - SOMA Galeria

O processo de criação da artista acontece pela investigação de experiências. "Meu ponto de partida é a escolha de imagens, seja em álbuns de família ou em gestos cotidianos, procurando rastrear o vivido" reflete Angela Lima. "Autoreflexão me parece necessário. Não à toa, sinto que as imagens me escolhem, e não o contrário. Neste sentido, percebo como a figura humana, de modo não intencional, está presente em quase todo o material", completa.

Transiente - exposição - Angela Lima - SOMA Galeria

O apreço pelo corpo é uma característica sempre presente em sua obra, mesmo quando Angela Lima trabalhava como designer. "Reencontrá-lo na arte foi emancipador. É o corpo meu ponto de partida e de chegada, o caminho que me leva à mulher. Regresso à figura, portanto, como quem regressa à origem inacessível, espaço de liberdade e de não esquecimento de si mesmo", argumenta.

Transiente - exposição - Angela Lima - SOMA Galeria
Transiente - exposição - Angela Lima - SOMA Galeria

Sobre o curador

Fernando Cocchiarale é artista, crítico, curador e professor de artes. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, onde é curador-chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM-RJ, onde fez mais de 100 curadorias. No período entre 1972 e 1974, estudou no MAM-RJ e participou de várias mostras, especialmente de vídeo, no Brasil e no exterior. Foi um dos primeiros artistas visuais a utilizar a fotografia no contexto das artes contemporânea. É graduado em Filosofia pela PUC do Rio de Janeiro e doutor em Tecnologias da Comunicação e Estética pela Escola de Comunicação da UFRJ. Trabalhou na Funarte, entre 1990 e 1998, como coordenador de artes visuais. Foi curador do Projeto Rumos Visuais do Itaú Cultural, de 1999 a 2000. Atua também como professor de artes na PUC-RJ desde 1978, e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1991.

Serviço: Transiente, exposição de Angela Lima
Abertura: 05 de maio, a partir das 10h
Período de exposição: de 07 de maio a 16 de junho de 2018
Horário de visitação: de terça a sexta-feira das 10h às 19h e sábado das 10h às 15h

Local: SOMA Galeria

Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2137, Centro (Curitiba, PR)
Telefone: (41) 99600-3733
Site: www.somagaleria.com

Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa

Recomendamos para você:
Encenado há 11 anos, versão 2025 do musical Natal Mágico estreia no Teatro Claro SP no dia 22 de novembro
Com direção de Billy Bond, megaprodução reúne 31 artistas cantando ao vivo, mais de 70 personagens, 200 figurinos, efeitos especiais 4D e painéis LEDs de alta definição
Corte Fatal faz suas últimas sessões no Teatro UOL, misturando humor e mistério em comédia policial
Até 02 de novembro, no Teatro Uol, o espetáculo Corte Fatal, versão brasileira da consagrada comédia policial Shear Madness, de Paul Pörter.




ENVIE PARA UM AMIGO

Leia mais sobre Cultura

LEIA TAMBÉM:
COMENTÁRIOS


Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Cidade e Estado:
Comentário