Image Slider Theme - Jssor Slider, Carousel, Slideshow with Javascript Source Code
Volição
Moto Perpetuo
Passagem
O Fio da Meada
Natuperambulante
Ingra in wonderland
Casa própria
Abraxas
Camara de Cultivo
Memorias da Infância
O sonho no sono da razão
A hora da sua vez
A espera
O passeio de Sybilla
Sobre-vivente
Arquehumanologia
A árvore do Magritte
Foz
Alfandega
Independência
Visto de entrada
Encefalopodepatia
Passagem para Oz
Relicário
Toque de recolher
Ponto de controle
jQuery Slider


CULTURA
Teatro Alfa recebe Pés Descalços e Berenices, peças infantis do Grupo Morpheus Teatro
26/01/2018 às 15:06



Grupo Morpheus Teatro - Pés Descalcos e Bereniçes
Berenices - Foto: Lívia Gonzaga Bertuzzi

Teatro Alfa recebe Pés Descalços Berenicespeças infantis do Grupo Morpheus Teatro

Espetáculos abordam respeito com as diferenças e crescimento pessoal. O grupo trabalha com a linguagem de teatro de animação e de máscaras

A temporada de espetáculos infantis do Teatro Alfa, que tem recebido nos últimos anos as companhias de teatro para crianças mais importantes de São Paulo, começa 2018 com dobradinha do Grupo Morpheus Teatro. O espetáculo Pés Descalços fica em cartaz de 3 de fevereiro a 4 de março. Em seguida, Berenices cumpre temporada de 10 de março a 28 de abril. Os espetáculos acontecem aos sábados e domingos, 16 horas.

Fundado em 2002, o Grupo Morpheus Teatro se dedica a desenvolver uma linguagem de animação de bonecos, máscaras e teatro físico. No repertório, espetáculos adultos e infantis. Verônica Gerchman, que assina texto, direção e atuação nos dois espetáculos que irão ao Alfa, conta que as produções são pensadas para toda a família.


Pés Descalços - Foto: Karim Sauro

Pés Descalços conta a história de Florência, menina agitada e extrovertida que conhece Rodolfo, um rapaz tímido e muito diferente do que ela. A partir dos personagens, o espetáculo explora temas como a aceitação das diferenças e superação de ideias pré-concebidas. Já Berenices explora poeticamente diversas emoções, comportamentos e características da personagem que intitula a peça após a notícia de que ela ganhará um irmão.

Pés Descalços foi uma peça concebida a partir de bonecos que tinham sido criados em uma oficina, já Berenices foi criada a partir de um texto”, conta Verônica. Em Berenices não há linguagem verbal na cena: toda a peça é guiada a partir dos bonecos, máscaras, sons e luzes. Nos espetáculos do Grupo Morpheus, a manipulação dos bonecos é direta, sem o intermédio de fios ou varas, com os atores sustentando e movimento os bonecos o tempo inteiro.



Pés Descalços foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009, ProAc 2011 – Programa de Difusão e Circulação de Espetáculo Teatral e Prêmio Zé Renato 2016. Berenices recebeu apoio do  ProAc n° 07/2015 - Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Espetáculo Inédito e Temporada de Artes Cênicas para o Público Infantil.

Sobre Pés Descalços

Espetáculo de teatro de animação voltado para o público infantil que fala, de forma simples, da beleza do encontro, da aceitação do outro, do despojar-se de ideias pré-concebidas, da força da imaginação e do ato criativo.  A temática da diferença entre as pessoas, dos medos e receios, da timidez e da sensação de inadequação, pertence aos seres humanos desde a mais tenra idade.

O espetáculo traz esse mundo de relações para o universo de um tanque de areia de um parquinho, onde ocorre o encontro de Florência, uma menina intrépida e falante, com Rodolfo, um menino tímido e contemplativo. Nesse universo, o público é estimulado a se sensibilizar com todas essas emoções.

Ficha técnica - Direção, Autoria e Roteiro: Verônica Gerchman. Elenco: Verônica Gerchman, João Araujo, Cassia Domingues e Daniela Boni. Cenário, Adereços E Criação De Bonecos: João Araujo. Trilha Sonora Original: Yuri De Franco, Daniela Boni, Mateus Pires e Mavutsinin. Figurino: Luana De Lucca

Sobre Berenices

Pessoas sentem e pensam muitas coisas, às vezes tudo ao mesmo tempo.    Imagine conseguir ver sentimentos, pensamentos e sensações tomarem forma? O espetáculo Berenices utiliza as linguagens do teatro de animação e das máscaras para narrar a saga da pequena Berenice e seu encontro consigo mesma e com o mundo. Diante da chegada de um irmão, a personagem inicia o aprendizado de perceber e lidar com seus pensamentos, sentimentos, medos, dificuldades e expectativa sobre os outros.

Berenice é uma menina curiosa, que se encanta com o mundo. Aprender e descobrir são coisas preciosas para ela. Mas quando começa a crescer e a entender as coisas, o que as pessoas falam e como o mundo conversa, ela percebe algo estranho. E essa estranheza começa aos pouquinhos. Para dar forma a esse espetáculo, a companhia escolheu o teatro de  animação, mais conhecido como teatro de bonecos e a linguagem das máscaras. Com essas linguagens, criou-se a possibilidade do duplo, em que são concretizadas as várias Berenices que a pequena menina encontrará em sua saga de crescimento.

Ficha técnica - Autoria e Direção Geral: Verônica Gerchman. Direção De Bonecos e Máscaras: João Araujo. Elenco: Verônica Gerchman, João Araujo, Cassia Domingues, Daniela Boni e Zé Antônio do Carmmo. Cenário, Adereços e Criação de Bonecos: João Araujo, Verônica Gerchman, Cassia Domingues, Daniela Boni e Zé Antônio do Carmmo. Trilha Sonora Original: João Araujo, Daniela Boni e Mavutsinim. Figurino: Dalmir Rogério.

Fonte: Assessoria de Imprensa



Envie por email para um amigo

Leia mais sobre Cultura


COMENTÁRIOS

Não há comentário postado até o momento

COMENTE

Seu nome:
Seu email:
Deixar seu email visível: 
Cidade/Estado:

Escreva seu comentário


Digite o código abaixo:
33533



Canadá Inesquecível

HOME
QUEM SOMOS
FALE CONOSCO
TV ZILDA BRANDÃO
COLUNA ZILDA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ANTONIO SALANI

Mira & Destino é um site de informações turísticas, gastronômicas, negócios e novidades no mercado voltado para o público de alto luxo. Nossa intenção é trazer sempre o que de melhor acontece no mundo
BUSCA DE NOTÍCIA
RECEBA NOTÍCIAS

Desenvolvimento: Anderson Luiz